De forma bastante interativa,
engraçada e de fácil compreensão, o tema “bullying”
foi abordado, mostrando aos alunos situações do cotidiano e como solucionar
estes problemas no ambiente escolar. Por isso, desenvolver essa atuação teatral com os alunos na escola, tem como objetivo, conscientizá-los e ensiná-los a respeitar
as diferenças e conviver melhor uns com os outros. Percebemos que,
através da prática com os alunos do 9º ano Verde e Azul, que para um bom
trabalho teatral, é necessário primeiramente introduzir noções de como se
monta uma peça, o papel do diretor, dos atores, do cenário e do figurino. E isso
foi feito com bastante êxito nestes dias.
Seguidamente
o grupo estudou a peça e prepararam para o ensaio e juntamente com os alunos da
referida escola, cada um dos envolvidos foi realizando sua recriação. Por
exemplo, como será determinada a fala: alegre, triste, raivosa; com uso de
gírias; a linguagem rústica do personagem que vive na zona rural e o cenário.
Foi mostrado aos alunos, que é necessário que o texto teatral seja dramatizado e esclarecido
o que isto significa.
Reunimos os alunos e propomos, quais seriam os personagens , que problemas enfrentam, esclarecendo o desenvolvimento do
enredo, a importância do tema abordado, entre outras questões.
Em
seguida os alunos, de acordo com sua vontade, decidiram quem faria o quê na
peça. Ressaltamos para estes alunos do 9º ano Azul e Verde, da E.E. Américo Martins que não só os atores são
importantes, pois a montagem é um processo coletivo e o sucesso depende da
equipe.
Ao
findar os ensaios nós Pibidianos e os alunos, fizemos observações críticas da
peça, dizendo o que achou se gostou e quais os pontos deveriam ser melhorados e
os pontos positivos.
AVALIAÇÃO/
REFLEXÃO FINAL:
A experiência prática do continuo trabalho para dar origem à oficina teatral sobre Bullying, na escola Estadual Américo Martins, com os alunos dos 9º ano Verde e Azul, o que para o grupo foi e está sendo muito enriquecedora, pois, a convivência semanal com estes alunos nos mostra como é relevante levar para os alunos o senso de comprometimento, a disciplina em relação a horário e/ou respeito com o próximo, a lidar com a timidez ou quando é ativo demais.
Os
alunos, a princípio, relataram o interesse pelo produto final, mas com o decorrer dos nossos ensaios estão percebendo que o produto
final só será satisfatório se este processo for respeitado, pois através dele, estes alunos estão se familiarizando e o respeito mútuo está cada
vez mais nítido neste processo de ensino-aprendizagem. No decorrer dos ensaios eles
demonstram curiosidades em todos os aspectos do teatro, muito interesse, sendo
participativas, pois, na maioria das vezes quando se pede um voluntário é muito
admirável a espontaneidade quando vários se voluntariam querendo realmente
participar. A cada dificuldade eles buscam se superar, se dedicam a cada
ensaio, colocam suas opiniões, e fazem sugestão buscando sempre aprender,
quando na verdade somos nós, integrantes do PIBID, na condição de acadêmico ou
professor supervisor, que estamos em uma escola na condição de aprendiz.
Estudo da peça aprendendo a conviver
Dia 30/04/2013
30/04/2013
Fonte: SOARES, Aparecida e Cruz, Jorismar. Ensaioda peça teatral sobre bullyng, na Escola Estadual
Américo Martins - Abril de 2013
Parabéns ao grupo!
ResponderExcluirÉ de trabalhos como este que precisamos, pois levar o mundo mágico dos desenhos animados para dentro da escola é com certeza uma iniciativa bastante positiva.
Estamos orgulhosos de fazer parte deste grupo.
A E. E. Américo Martins o nosso muito obrigado.
A equipe responsável pelo trabalho mais uma vez parabéns.
Também faço parte desse grupo e é bastante legal.
ResponderExcluir