PIBID
realiza o II Seminário de Incentivo à Docência no VI FEPEG
II Seminário
de Incentivo à Docência terá programação contínua até o final do de outubro, o
que inclui todos os campi da Unimontes (reprodução)
Os avanços
alcançados pela Universidade Estadual de Montes Claros para a melhor formação
acadêmica, em especial nos cursos de licenciatura, e com efeitos positivos
junto à rede básica de ensino, também estão entre os pontos de destaque durante
o VI Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (VI FEPEG). Na programação do
evento, acontecerá paralelamente o II Seminário de Incentivo à Docência:
“Formação Continuada de Professores da Educação Básica”, nas próximas quinta e
sexta-feira (27 e 28), no campus-sede.
Através de
minicursos, oficinas, mesas temáticas e conferências, com a participação de
cerca de 1,1 mil pessoas, a promoção divulgará as atividades desenvolvidas pela
Unimontes no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação Científica (PIBID), implantado desde 2009, através de parceria com o Ministério
da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes).
A professora
Fernanda Litvin Villas Boas, coordenadora de Valorização do Magistério da
CAPES, ministrará a conferência de abertura, na quinta-feira, às 10h30, na
quadra 1 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício.
Mesmo como
parte integrante da programação do FEPEG, o II Seminário de Incentivo à
Docência vai mais além que o calendário do Fórum. As atividades também serão
desenvolvidas até o final de outubro nos demais campi da Unimontes do Norte de
Minas, Vale do Jequitinhonha e Noroeste, seguindo a mesma dinâmica de
apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos pibidianos em seus subprojetos.
O Programa atende também aos acadêmicos de fora do campus-sede.
HISTÓRICO
A associação
do PIBID às atividades acadêmicas na Unimontes resultou numa série de impactos
positivos na qualidade dos cursos de graduação, conforme observa a coordenadora
institucional do programa, professora Silvana Diamantino França. “Além da maior
articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o PIBID vem contribuindo para a
redução dos índices de evasão nas licenciaturas e, ao mesmo tempo, associa as
atividades curriculares dos cursos de graduação ao cotidiano das escolas de
educação básica; o universitário já vivencia o ambiente do local de trabalho
que terá como profissional”, pontua a coordenadora.
Ela ressalta
que, além dos universitários bolsistas, o programa conta com docentes da
Unimontes, que atuam como supervisores dos subprojetos temáticos, e, ainda, os
professores das escolas atendidas. Há, ainda, os professores colaboradores, com
carga horária concedida pela Unimontes para reforçar as comissões dos subprojetos
do programa.
NÚMEROS
Atualmente,
a Unimontes possui 932 bolsas ativas do PIBID (foto: AscomUnimontes)
A Unimontes
passou a fazer parte do PIBID em 2009, com 195 bolsistas em 12 subprojetos
temáticos, de acordo com as áreas das licenciaturas e investimentos da ordem de
R$ 2,48 milhões. Atualmente, os números são bem superiores e evidenciam o
crescimento e a aceitação do programa junto à comunidade acadêmica.
Em 2012, a
Unimontes passou a contar com 932 bolsistas “pibidianos”, entre universitários,
coordenadores e supervisores que atuam em 42 subprojetos atuantes em 56 escolas
da rede públicas. Os recursos captados em 2012 são de R$ 5,83 milhões.
“Diante do
crescimento alcançado pelo programa em nossa instituição, as licenciaturas
vivem um novo status, com a inserção de novas linguagens e tecnologias da
informação e da comunicação na formação de professores”, finaliza a professora
Silvana Diamantino.
Campus Universitário Professor Darcy
Ribeiro - Vila Mauricéia - Montes Claros - MG
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