Caro (a) amigo (a),
Sejam bem vindos ao Blog do subprojeto do PIBID: “ CONVERSANDO COM A GEOGRAFIA ATRAVÉS DE DESENHOS ANIMADOS: UMA ESTRATÉGIA DIVERTIDA”.Aqui iremos discutir o uso dos desenhos animados nas aulas de Geografia, todos os comentários e sugestões serão de grande valia.
Venha partilhar conosco suas ideias e descobertas, pois este é um espaço democrático.
Estamos aguardando ...
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIORDIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB |
ANEXO II
Edital Pibid n° 11/2012 CAPES
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)
1. Nome da Instituição:
|
UF:
| ||||
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
|
MG
| ||||
2. Subprojeto de Licenciatura em:
| |||||
Conversando com a geografia através de desenhos animados: uma estratégia divertida
Integrantes: 20 cinco bolsistas – 03 professores supervisores – 01 professor coordenador e 01 professor colaborador.
| |||||
3. Coordenador de Área do Subprojeto:
| |||||
Nome: Cármen Cássia Velloso e Silva
Romana de Fátima Cordeiro Leite
| |||||
Departamento/Curso/Unidade:
| |||||
Departamento de Geociências/ Curso de Licenciatura em Geografia / Centro de Ciências Humanas Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. Av Rui Braga S/N - CEP:39401.089 – Tel (38)3229-8238
| |||||
Link para o Currículo Lattes:
| |||||
http:lattes.cnpq.br/733926489812946
http:lattes.cnpq.br/9365229011231471
| |||||
4. Apresentação da proposta
| |||||
A proposta presente neste subprojeto visa motivar o acadêmico do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros a um pleno exercício da docência, por meio de aulas mais dinâmicas e criativas.
Assim, propomos um trabalho conjunto dos acadêmicos do curso de Geografia da Unimontes e uma professora que atua no ensino fundamental da Escola Estadual Américo Martins. A parceria irá o nortear as ações do projeto, pois acreditamos que a experiência do professor regente de turmas juntamente com a motivação, disposição e energia do graduando ira resultar em um trabalho rico, dinâmico e inovador.
As ações contidas no presente projeto constituem em uma importante contribuição para a introdução de metodologias que aproximem as aulas de geografia no cotidiano dos alunos, pois com a evolução dos meios de comunicação os jovens, alunos do ensino fundamental da rede pública, são a todo momento bombardeados com inovações tecnológicas e infelizmente a maioria das escolas não estão preparados para adotá-las, assim propomos auxiliar este professor na adoção dessas técnicas tornando assim as aulas de Geografia mais interessantes, motivadoras e adaptadas ao cotidiano desses adolescentes.
O currículo do curso apresenta uma base conteudista que garante ao graduando uma formação ampla e diversificada no que se refere ao exercício do magistério. A qualidade do curso pode ser comprovada por meio da análise dos resultados alcançados no ENADE, porém nota-se ainda uma carência em relação adoção de metodologias inovadoras para a prática do cotidiano na sala de aula e em especial durante o estágio supervisionado.
Diante do panorama apresentado temos por objetivo a introdução dos desenhos animados no cotidiano das aulas de Geografia, pois os mesmos fazem parte da realidade desses alunos e apresentam uma imensa gama de recursos tecnológicos capazes de tornar a aula mais dinâmica e interessante. Cristina Bruzzo, aponta para a importância das três primeiras décadas do século XX para a consolidação da utilização de recursos audiovisuais nos espaços educacionais. Começando por iniciativas privadas, a ideia se institucionalizou com o decreto de 1928 que estabelece o filme educativo como auxiliar do professor, bem como a organização de salas para essa finalidade nas escolas. E com a criação do Instituto nacional do Cinema Educativo – INCE. Essa importância da utilização desses recursos tecnológicos na educação nas ultimas décadas tem se acentuado.
O PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência proporciona ao aluno da licenciatura uma aproximação direta com a escola da educação básica, e tal proximidade é importante por ser ela o local de trabalho da maioria desses estudantes, vale salientar que embora a maioria seja oriundo, delas, os mesmos não conhecem a realidade do professor da mesma.
Inicialmente, será convidada uma escola da rede pública da cidade de Montes Claros, onde irão atuar cinco bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que são estudantes do curso de licenciatura de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros.
O trabalho será desenvolvido em um ano, e no decorrer deste período os acadêmicos irão ter a oportunidade de conviver com a realidade da escola pública e em especial com e ensino de Geografia, acreditamos que essa vivência irá ampliar seus conhecimentos e despertar neles o gosto pela licenciatura.
Os bolsistas do PIBID irão dedicar 30 horas ao projeto, essas horas serão assim distribuídas: 20 horas em atividades na escola de acordo com a área de atuação, o trabalho será acompanhado do professor supervisor e pelo professor orientador; 10 horas que serão destinadas às atividades de elaboração do material que será usado nas aulas.
Cabe ao professor coordenador do subprojeto acompanhar e avaliar a atuação dos bolsistas com o objetivo de verificar:
| |||||
5. Ações Previstas
| |||||
Visando o cumprimento dos objetivos propostos para este projeto, elencamos as seguintes ações como prioritárias:
1) Conhecer o ambiente da escola;
2) Selecionar os bolsistas que demonstrarem interesse em participar do PIBID;
3) Definir em conjunto com a escola selecionada, o espaço físico onde será feito o atendimento aos alunos;
4) Conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola;
5) Selecionar as turmas que serão atendidas pelo subprojeto;
6) Acompanhamento participativo das atividades desenvolvidas pelo docente de Geografia que atuará no subprojeto;
7) Participar de reuniões pedagógicas, de pais e mestres e conselhos de classe;
8) Produzir material enfatizando o uso dos desenhos animados no ensino de Geografia;
9) Planejar aulas dinâmicas e interessantes a partir do uso da metodologia e recurso proposto neste projeto;
10) Buscar estreitar os laços entre a escola campo e o subprojeto;
11) Socializar o conhecimento adquirido com a experiência por meio de participação em eventos de cunho técnico-cientifico e de extensão;
12) Participar da organização de eventos relacionados ao ensino de Geografia e áreas afins;
13) Divulgar o conhecimento adquirido em eventos de natureza cientifica e cultural.
| |||||
6. Resultados Pretendidos
| |||||
Espera-se que ao finalizar este projeto os bolsistas tenham:
Quanto ao retorno dado a escola campo de atuação do trabalho do PIBID espera-se:
Enfim acredita-se que o desenvolvimento de um projeto com as características do PIBID poderá ampliar os conhecimentos de todos os envolvidos por se tratar de uma iniciativa que valoriza a licenciatura e aproxima o acadêmico da escola de educação básica que será o seu campo de atuação profissional.
| |||||
7. Cronograma específico deste subprojeto
| |||||
Ano I – Agosto de 2012 a Julho 2013
| |||||
Atividade
|
Mês de início
|
Mês de conclusão
| |||
Conhecer o ambiente escolar
|
Agosto 2012
|
Agosto 2012
| |||
Selecionar os bolsistas do PIBID
|
Setembro 2012
|
Setembro 2012
| |||
Definir em conjunto com a escola selecionada, o espaço físico onde será feito o atendimento aos alunos
|
Outubro 2012
|
Outubro 2012
| |||
Conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola
|
Outubro 2012
|
Outubro 2012
| |||
Participar de reuniões pedagógicas, de pais e mestre e conselhos de classe
|
Novembro 2012
|
Novembro 2012
| |||
Selecionar os desenhos animados conforme o conteúdo da série
|
Dezembro 2012
|
Dezembro de 2012
| |||
Planejar aulas dinâmicas e interessantes a partir do uso da metodologia e recurso proposto neste projeto
|
Janeiro 2013
|
Janeiro 2013
| |||
Acompanhamento participativo das atividades desenvolvidas pelo docente de Geografia que atuará no subprojeto
|
Fevereiro 2013
|
Fevereiro 2013
| |||
Ministrar aulas com o uso dos desenhos animados
|
Março 2013
|
Março 2013
| |||
Produzir artigos relatando a experiência vivenciada no trabalho para participação em eventos
|
Abril 2013
|
Abril 2013
| |||
Participar de eventos científicos de Geografia relacionados ao ensino de Geografia
|
Maio 2013
|
Maio 2013
| |||
Socializar os resultados da aplicação do recurso e metodologia
|
Junho 2013
|
Junho 2013
| |||
Elaboração e redação do relatório final
|
Julho 2013
|
Julho 2013
| |||
8. Dados da escola parceira
| |||||
Nome :
Escola Estadual Américo Martins
Endereço:
Alameda dos Jatobás, 363
Bairro Jaraguá II - CEP. 39.400.000
|
Número de alunos matriculados
|
IDEB2009
| |||
Ensino fundamental
|
7º ano
| ||||
530
|
57
|
9º ano 2,8
5º ano 5,6
| |||
9. Previsões das ações que serão implementadas com a verba de custeio
| |||||
| |||||
8. Outras informações relevantes
| |||||
Visando melhor organização o trabalho foi organizado nos seguintes eixos:
Primeiro eixo:
Inicialmente o estagiário irá frequentar a escola visando:
· Projeto Político Pedagógico
· Regimento escolar
· Calendário
· Plano de ensino do professor
· Carga horária do professor
· Diagnóstico dos alunos.
Segundo eixo
Neste momento o trabalho do acadêmico consistirá em acompanhar o trabalho do professor regente com o objetivo de:
· Assistir as aulas do professor auxiliando-os quando solicitado
· Assistir reuniões diversas
· Participar de conselhos de classe
· Preparação de material didático em conjunto com o professor
Terceiro eixo
O acadêmico irá desenvolver atividades na sala de aula em conjunto com o professor regente visando um contato mais próximo com a realidade da escola:
· Elaboração de atividades em geral
· Correção de provas e exercícios
· Auxiliando em recuperação paralela
· Aplicando atividades em geral
Quarto eixo
Nesta etapa o graduando deverá elaborar o projeto de intervenção a ser aplicado aos alunos
· Selecionar os desenhos animados de acordo com os conteúdos da série
· Assisti-los para verificar a pertinência do mesmo com o conteúdo
· Elaborar roteiro de atividades
Os bolsistas do PIBID irão dedicar 30 horas ao projeto, essas horas serão assim distribuídas: 20 horas em atividades na escola de acordo com a área de atuação, o trabalho será acompanhado do professor supervisor e pelo professor orientador; 10 horas que serão destinadas às atividades de elaboração do material que será usado nas aulas.
A participação em eventos de caráter cientifico cultural, a socialização dos resultados obtidos por ocasião da execução do projeto em eventos científicos ligados a geografia e a produção de material para publicação se dará por todo o tempo de vigência do projeto, conforme calendário dos eventos.
| |||||
Referências
| |||||
BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e cinema: em busca de aproximações e do inesperado. IN: CARLOS, Ana Fani Alessandri. Et al. A GEOGRAFIA NA SALA DE AULA. São Paulo: Contexto. 2008, p.109 – 133.
BRUZZO, Cristina.O CINEMA BRASILEIRO EM BUSCA DE SEU PÚBLICO NA ESCOLA. Cad. Cedes, Campinas, vol. 31, n. 83, p. 147-151, jan.-abr. 2011 147. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Data do acesso 04-04-2012.
CASTELAR, Sônia.VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cenage Learning, 2010.
KIMURA.Shoko. Geografia No Ensino Básico Questões e Propostas. São Paulo: Contexto. 2008.
LIMA, Maria das Graças de. Ensino de Geografia e Produção de um vídeodocumentário IN: PASSINI, Elza Yasuko,Prática de Ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo.: Contexto. 2007,p 132 – 142.
MELO, Fabiano Antônio de. Aulas tediosas, alunos alienados. IN: PASSINI, Elza Yasuko, Prática de Ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo.: Contexto. 2007, p 94 – 100.
PASSINI, Elza .Aprender geografia em sala -ambiente IN: PASSINI, Elza Yasuko, Prática de Ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo.: Contexto. 2007,p.156 – 170.
PUETA, LORENA Lucas. NISHIDA, Paulo Roberto. Multimidia na escola: formando o cidadão numa “ cibersociedade”. IN: PASSINI, Elza Yasuko, Prática de Ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto. 2007, p. 124 – 131.
|
No dia 29/08/2012 foi realizado um grupo focal com a participação dos integrantes do subprojeto.
O grupo conversou sobre:
Parabéns a equipe pelo empenho e esforço na execução da atividade.
O grupo conversou sobre:
- Os objetivos do grupo em relação ao PIBID.
- Os objetivos do subprojeto que eles estão vinculados.
- Os desafios de participar de um projeto como o PIBID.
Parabéns a equipe pelo empenho e esforço na execução da atividade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir