sábado, 1 de setembro de 2012

APRESENTAÇÃO





Caro (a) amigo (a),

Sejam bem vindos ao Blog do subprojeto do PIBID: “ CONVERSANDO COM A GEOGRAFIA ATRAVÉS DE DESENHOS ANIMADOS: UMA ESTRATÉGIA DIVERTIDA”.
Aqui iremos discutir o uso dos desenhos animados nas aulas de Geografia, todos os comentários e sugestões serão de grande valia.
Venha partilhar conosco suas ideias e descobertas, pois este é um espaço democrático.
Estamos aguardando ...














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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL – DEB


ANEXO II
Edital Pibid n° 11/2012 CAPES
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)

1. Nome da Instituição:
UF:
Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
MG
2. Subprojeto de Licenciatura em:
Conversando com a geografia através de desenhos animados: uma estratégia divertida  
Integrantes: 20 cinco bolsistas – 03 professores supervisores – 01 professor coordenador e 01 professor colaborador.
3. Coordenador de Área do Subprojeto:
Nome: Cármen Cássia Velloso e Silva                       
             Romana de Fátima Cordeiro Leite                                                                                 
Departamento/Curso/Unidade:
Departamento de Geociências/ Curso de Licenciatura em Geografia / Centro de Ciências Humanas Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. Av Rui Braga S/N  - CEP:39401.089 – Tel   (38)3229-8238

Link para o Currículo Lattes:
 http:lattes.cnpq.br/733926489812946
http:lattes.cnpq.br/9365229011231471
4. Apresentação da proposta
A proposta  presente  neste subprojeto visa motivar o acadêmico do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros  a um pleno exercício da docência, por meio de aulas mais dinâmicas e criativas.
Assim, propomos um trabalho conjunto dos acadêmicos do curso de Geografia da Unimontes  e uma professora que atua no ensino fundamental da  Escola Estadual Américo Martins. A parceria irá o nortear as ações do projeto, pois acreditamos que a  experiência do professor regente de turmas juntamente com a motivação, disposição e energia do graduando ira resultar em um trabalho rico, dinâmico e inovador.
As ações contidas no presente projeto constituem em uma importante contribuição para a introdução de metodologias que aproximem as aulas de geografia no cotidiano dos alunos, pois com a evolução dos meios de comunicação os jovens, alunos do ensino fundamental da rede pública, são a todo momento bombardeados com inovações tecnológicas e infelizmente a maioria das escolas não estão preparados para adotá-las, assim propomos auxiliar este professor na adoção dessas  técnicas tornando assim as aulas de Geografia mais interessantes, motivadoras e adaptadas ao cotidiano desses adolescentes.
O currículo do curso apresenta uma base conteudista  que  garante ao graduando uma formação ampla e diversificada no que se refere ao exercício do magistério. A qualidade do curso pode ser comprovada por meio da análise dos resultados alcançados no ENADE, porém nota-se ainda uma carência em relação adoção de metodologias inovadoras para a prática do cotidiano na sala de aula e em especial durante o estágio supervisionado.
Diante do panorama apresentado temos por objetivo a introdução dos desenhos animados no cotidiano das aulas de Geografia, pois os mesmos fazem parte da realidade desses alunos e apresentam uma imensa gama de recursos tecnológicos capazes de tornar a aula mais dinâmica e interessante. Cristina Bruzzo, aponta para a importância das três primeiras décadas do século XX para a consolidação da utilização de recursos audiovisuais nos espaços educacionais. Começando por iniciativas privadas, a ideia se institucionalizou com o decreto de 1928 que estabelece o filme educativo como auxiliar do professor, bem como a organização de salas para essa finalidade nas escolas. E com a criação do Instituto nacional do Cinema Educativo – INCE. Essa importância da utilização desses recursos tecnológicos na educação nas ultimas décadas tem se acentuado.
O PIBID Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência proporciona ao aluno da licenciatura uma aproximação direta com a escola da educação básica, e tal proximidade é importante por ser ela o local de trabalho da maioria desses estudantes, vale salientar que embora a maioria seja oriundo, delas, os mesmos não conhecem a realidade do professor da mesma.
Inicialmente, será convidada uma escola da rede pública da cidade de Montes Claros, onde irão atuar cinco bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que são estudantes do curso de licenciatura de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros.
O trabalho será desenvolvido em um ano, e no decorrer deste período os acadêmicos irão ter a oportunidade de conviver com a realidade da escola pública e em especial com e ensino de Geografia, acreditamos que essa vivência irá ampliar seus conhecimentos e despertar neles o gosto pela licenciatura.
Os bolsistas do PIBID irão dedicar 30 horas ao projeto, essas horas serão assim distribuídas: 20 horas em atividades na escola de acordo com a área de atuação, o trabalho será acompanhado do professor supervisor e pelo professor orientador; 10 horas que serão destinadas às atividades de elaboração do material que será usado nas aulas.
Cabe ao professor coordenador do subprojeto acompanhar e avaliar a atuação dos bolsistas com o objetivo de verificar:
  • O andamento das ações desenvolvidas pelos acadêmicos bolsistas;
  • A relação interpessoal entre estudantes e escola campo;
  • Cumprimento dos objetivos propostos;
  • Sanar as dificuldades com vistas a melhoria do trabalho;
  • Propor mudanças de estratégia quando for necessário;
  • Reunir com coordenador e professor da escola campo;
  • Apresentação dos relatórios dos bolsistas;
  • Apresentação dos relatórios elaborados pelo professor supervisor;
  • Apresentação dos relatórios organizados pelo professor coordenador.
5. Ações Previstas

Visando o cumprimento dos objetivos propostos para este projeto, elencamos as seguintes ações como prioritárias:
1)     Conhecer o ambiente da escola;
2)     Selecionar os bolsistas que demonstrarem interesse em participar do PIBID;
3)     Definir em conjunto com a escola selecionada, o espaço físico onde será feito o atendimento aos alunos;
4)     Conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola;
5)     Selecionar as turmas que serão atendidas pelo subprojeto;
6)     Acompanhamento participativo das atividades desenvolvidas pelo docente de Geografia que atuará no subprojeto;
7)     Participar de reuniões pedagógicas, de pais e mestres e conselhos de classe;
8)     Produzir material enfatizando o uso dos desenhos animados no ensino de Geografia;
9)     Planejar aulas dinâmicas e interessantes a partir do uso da metodologia e recurso proposto neste projeto;
10)  Buscar estreitar os laços entre a escola campo e o subprojeto;
11)  Socializar o conhecimento adquirido com a experiência por meio de participação em eventos de cunho técnico-cientifico e de extensão;
12)  Participar da organização de eventos relacionados ao ensino de Geografia e áreas afins;
13) Divulgar o conhecimento adquirido em eventos de natureza cientifica e cultural.

6. Resultados Pretendidos
Espera-se que ao finalizar este projeto os bolsistas tenham:
  • Estreitado os laços com a  escola pública;
  • Entendido a estrutura e o funcionamento da escola da rede pública do estado de Minas Gerais;
  • Aprofundado seus conhecimentos sobre a Geografia;
  • Adquirido afinidade com a licenciatura;
  •  Aprendido a elaborar aulas dinâmicas e interessantes;
  • Participado de eventos científicos relacionados  ao ensino de Geografia;
  • Produzido materiais inovadores que possam contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem de Geografia.
Quanto ao retorno dado a escola campo de atuação do trabalho do PIBID espera-se:
  • Melhorado o ensino e aprendizagem de geografia,
  • Aumento do acervo de material didático relacionado ao ensino e aprendizagem de Geografia;
  • Criar mais afinidade do aluno com a Geografia por meio de aulas mais dinâmicas e interessantes.
Enfim acredita-se que o desenvolvimento de um projeto com as características do PIBID poderá ampliar os conhecimentos de todos os envolvidos por se tratar de uma iniciativa que valoriza a licenciatura e aproxima o acadêmico da escola de educação básica que será o seu campo de atuação profissional.

7. Cronograma específico deste subprojeto
Ano I – Agosto de 2012 a Julho 2013
Atividade
Mês de início
Mês de conclusão
Conhecer o ambiente escolar
Agosto 2012
Agosto 2012
Selecionar os bolsistas do PIBID
Setembro 2012
Setembro 2012
Definir em conjunto com a escola selecionada, o espaço físico onde será feito o atendimento aos alunos
Outubro 2012
Outubro 2012
Conhecer o Projeto Político Pedagógico da escola
Outubro 2012
Outubro 2012
Participar de reuniões pedagógicas, de pais e mestre e conselhos de classe
Novembro 2012
Novembro 2012
Selecionar os desenhos animados conforme o conteúdo da série
Dezembro 2012
Dezembro de 2012
Planejar aulas dinâmicas e interessantes a partir do uso da metodologia e recurso proposto neste projeto
Janeiro 2013
Janeiro 2013
Acompanhamento participativo das atividades desenvolvidas pelo docente de Geografia que atuará no subprojeto
Fevereiro 2013
Fevereiro 2013
Ministrar aulas com o uso dos desenhos animados
Março 2013
Março 2013
Produzir artigos relatando a experiência vivenciada no trabalho para participação em eventos
Abril 2013
Abril 2013
Participar de eventos  científicos de Geografia relacionados ao ensino de Geografia
Maio 2013
Maio 2013
Socializar os resultados da aplicação do recurso e metodologia
Junho 2013
Junho 2013
Elaboração e redação do relatório final
Julho 2013
Julho 2013
8. Dados da escola parceira
Nome :
               Escola Estadual Américo Martins
Endereço:
              Alameda dos Jatobás, 363
              Bairro Jaraguá II - CEP.  39.400.000

Número de alunos matriculados
IDEB2009


Ensino fundamental                
7º ano
530
57
9º ano 2,8
5º ano 5,6
9. Previsões das ações que serão implementadas com a verba de custeio
  • Aquisição de camisetas e crachás  para identificação dos  participantes do projeto.
  • Deslocamento (ida e volta) diário pelos bolsistas para a escola  e Unimontes.
  • Aquisição de materiais para:
  • Produção de recursos didáticos, papel, canetas esferográficas, canetas para retroprojetor, lâminas para retroprojetor, pastas de arquivo, pincel atômico, cola, fita adesiva, envelopes diversos,  clips, papel A4, papel manilha branco e craft, cartolinas coloridas tonner,mídia CD, pendrive.
  • Organização de arquivos: pastas de arquivo com abas e elástico, pasta para arquivo tipo catálago com 100 envelopes, livro de Ata, livro de protocolo.
  • Material didático: Atlas geográfico, mapas do Brasil, Minas e Mundi
  • Material de escritório: grampeador, perfurador de papel e tesoura.
  • Previsão e compra de passagens para os bolsistas participarem de eventos.
  • Previsão e custeio de despesas para os bolsistas participarem de eventos.
  • Contratação de serviços de terceiros para impressão e encadernação de relatórios e outros documentos.
  • Confecção de banner

8. Outras informações relevantes                                      
Visando melhor organização o trabalho foi organizado  nos seguintes eixos:
Primeiro eixo:
Inicialmente o estagiário irá frequentar a escola visando:
  • Conhecer da estrutura e funcionamento da escola campo da pesquisa
·         Projeto Político Pedagógico
·         Regimento escolar
·         Calendário
·         Plano de ensino do professor
·         Carga horária do professor
·         Diagnóstico dos alunos.
Segundo eixo
Neste momento o trabalho do acadêmico consistirá em acompanhar o trabalho do professor regente com o objetivo de:
  • Acompanhamento do professor regente
·         Assistir as aulas do professor auxiliando-os quando solicitado
·         Assistir reuniões diversas
·         Participar de conselhos de classe
·         Preparação de material didático em conjunto com o professor
Terceiro eixo
O acadêmico irá desenvolver atividades na sala de aula em conjunto com o professor regente visando um contato mais próximo com a realidade da escola:
  • Acompanhamento do professor e  alunos
·          Elaboração de atividades em geral
·         Correção de provas e exercícios
·         Auxiliando em recuperação paralela
·         Aplicando atividades em geral
Quarto eixo
Nesta etapa o graduando deverá elaborar o projeto de intervenção a ser aplicado aos alunos
  • Atividade prática de intervenção visando melhoria do ensino aprendizagem dos alunos
·         Selecionar os desenhos animados de acordo com os conteúdos da série
·         Assisti-los para verificar a pertinência do mesmo com o conteúdo
·         Elaborar roteiro de atividades
Os bolsistas do PIBID irão dedicar 30 horas ao projeto, essas horas serão assim distribuídas: 20 horas em atividades na escola de acordo com a área de atuação, o trabalho será acompanhado do professor supervisor e pelo professor orientador; 10 horas que serão destinadas às atividades de elaboração do material que será usado nas aulas.
A participação em eventos de caráter cientifico cultural, a socialização dos resultados obtidos por ocasião da execução do projeto  em eventos científicos ligados a geografia e a produção de material para publicação se dará por todo o tempo de vigência do projeto, conforme calendário dos eventos.
Referências
BARBOSA, Jorge Luiz. Geografia e cinema: em busca de aproximações e do inesperado. IN: CARLOS, Ana Fani Alessandri. Et al. A GEOGRAFIA NA SALA DE AULA. São Paulo: Contexto. 2008, p.109 – 133.

BRUZZO, Cristina.O CINEMA BRASILEIRO EM BUSCA DE SEU PÚBLICO NA ESCOLA. Cad. Cedes, Campinas, vol. 31, n. 83, p. 147-151, jan.-abr. 2011 147. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Data do acesso 04-04-2012.

CASTELAR, Sônia.VILHENA, Jerusa. Ensino de Geografia. São Paulo: Cenage Learning, 2010.

KIMURA.Shoko. Geografia No Ensino Básico Questões e Propostas. São Paulo: Contexto. 2008.


LIMA, Maria das Graças de. Ensino de Geografia e Produção de um vídeodocumentário IN: PASSINI, Elza Yasuko,Prática de Ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo.: Contexto. 2007,p 132 – 142.

MELO, Fabiano Antônio de. Aulas tediosas, alunos alienados. IN: PASSINI, Elza Yasuko, Prática de Ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo.: Contexto. 2007, p 94 – 100.

PASSINI, Elza .Aprender geografia em sala -ambiente IN: PASSINI, Elza Yasuko, Prática de Ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo.: Contexto. 2007,p.156 – 170.

PUETA, LORENA Lucas. NISHIDA, Paulo Roberto. Multimidia na escola: formando o cidadão numa “ cibersociedade”. IN: PASSINI, Elza Yasuko, Prática de Ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto. 2007, p. 124 – 131.



No dia 29/08/2012 foi realizado um grupo focal com a participação dos integrantes  do subprojeto.
O grupo conversou sobre:

  • Os objetivos do grupo em relação ao PIBID.
  • Os objetivos do subprojeto que eles estão vinculados.
  • Os desafios  de participar de um projeto como o PIBID.
O resultado foi muito proveitoso.
Parabéns  a equipe pelo empenho e esforço na execução da atividade.

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